ALGUNS ALVOS COMUNS A TODOS OS DISCIPULADORES

 

I - ORAR INTENSAMENTE PELOS DISCÍPULOS.

 

O trabalho mais eficaz do discipulador é a oração.

Há muitas coisas que só se resolvem na vida de um discípulo com oração, muitas não se resolvem com conselhos, amizade e orientação.

 

E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis. Mateus 21:22

 

Efésios 6:18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.

 

Jesus é nosso primeiro exemplo de cuidado pelos discipiulos.

 

João 17:9,11,15,17 9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. 17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

 

Notemos as expressões de Jesus: É por eles que eu rogo - Pai Santo, guarda-os

 

Os guarde do mal - Santifica-os.

 

A oração é um potente recurso espiritual à nossa disposição.

 

Lucas 22:31,32 31 Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! 32 Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça...

 

Como Jesus, e Paulo, temos que orar pelos discípulos que o Senhor tem confiado a nós.

 

II Timóteo 1:3  Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.

 

Romanos 1:9-10 9 Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós 10 em todas as minhas orações, suplicando que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de visitar-vos.

 

Efésios 1:16 não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações,

 

Filipenses 1:3,4 3 Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, 4 fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações.

 

Colossenses 1:9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual.

 

I Tessalonicenses 1:2  Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações...

 

Colossenses 4:12,13 12 Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. 13 E dele dou testemunho de que muito se preocupa por vós, pelos de Laodicéia e pelos de Hierápolis.

 

II - DAR ENSINO DA PALAVRA EM ABUNDÂNCIA.

 

A orientação de Paulo à nós, é que devemos ser cheios da palavra de Deus.

 

Colossenses 3:16 Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria...

 

Mateus 28:20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.

 

Jesus é nosso exemplo também na transmissão da palavra aos discípulos.

 

João 17:6,8,14,17 6...eles têm guardado a tua palavra... 8... eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste ... 14 Eu lhes tenho dado a tua palavra ... 17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade .

 

Tiago 1:21 Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.

 

O discípulo tem que ser regado com a palavra de Deus.

 

A palavra de Deus produz fé: E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. Romanos 10:17

 

A palavra de Deus guarda de pecar: De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.10 De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos.11 Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Salmos 119:9-11

 

III - LEVAR O DISCÍPULO A DESEMPENHAR O SEU SACERDÓCIO.

 

O DAR FRUTO.

I Pedro 2:9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

 

João 15:8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

 

O exemplo não é a melhor forma de ensino, mais a única.

 

O nosso exemplo deve marcar a vida do discípulo.

 

Atos 4:12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

 

Colossences 1:13,14 13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

 

Lucas 4:18,19 18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e apregoar o ano aceitável do Senhor.

 

A unção do Senhor está em nós, o próprio Senhor está em nós, o poder para evangelizar está em nós!!

 

Mateus 28:18-20 18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

 

Nos foi dado por Jesus toda autoridade para irmos e fazermos discípulos.

 

Marcos 16:15,16 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.

 

A medida que pregamos o evangelho, é a oprtunidade que estamos dando as pessoas para que se convertam, e saiam debaixo da condenação.

 

João 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

 

Fomos escolhidos para uma missão específica, multiplicarmos a vida de Cristo em outros.

 

II Coríntios 5:18-20 18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.

 

Deus nos reconciliou por meio de Cristo, e também nos deu, e nos confiou o ministério da reconciliação, fazendo-nos embaixadores no nome de Jesus!!!

 

Mateus 9:35-38 35 E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. 36 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. 37 E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

 

Temos que ser tomados do mesmo sentimento de Cristo, que a compaixão pelos perdidos tome todo o nosso coração, pois ao nosso redor há uma multidão de pessoas aflitas e exautas, sem direção, portanto não podemos perder tempo!

 

Romanos 10:8-17 8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas! 16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? 17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

 

Todo o que invocar o nome do Senhor será salvo!!

Como invocarão aquele em quem não creram?

Como crerão naquele de quem nada ouviram?

Como ouvirão, se não há quem pregue?

Como pregarão, se não forem enviados?

A fé vem pela pregação, a pregação é a palavra de Cristo.

 

Todos nós temos a responsabilidade de pregar o evangelho.

 

I Coríntios 9:16 Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!

 

Há em nós esse senso de urgência, de necessidade de pregar o evangelho?

 

Colossenses 4:5 Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.

 

I João 5:14,15 14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.

 

Deus nos diz que se pedirmos alguma coisa segundo a vontade Dele, Ele nos ouve, portanto, nunca deixemos de pedir à Ele filhos espirítuais, pois é a vontade Dele!

 

I Timóteo 2:4 O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

 

Salmos 126:5,6 5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. 6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

 

João 6:65... ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.

 

O Senhor não apenas nos chama, mais nos capacita, e muito mais que isso, faz tudo!

 

Efésios 5:14 Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.

Que o Senhor nos desperte, para que preguemos em todo tempo!

 

Isaías 6:8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.

 

Que possamos dizer ao Senhor: eis-nos aqui, envia-nos!